terça-feira, 5 de maio de 2009

ENEM 2008

Em um ambiente hipercompetitivo como o mercado de "educação" no Brasil, não é de se estranhar que o ENEM acabe se tornando uma forma de uma escola se sobressair sobre a outra. Literalmente uma competição anual. Em um mercado assim qualquer esforço para atrair os holofotes é bem vindo. Isso também é um prato cheio para a impressa que estampam nas primeiras páginas os 10 primeiros de cada região e fazendo até reportagens sobre essas escolas na tentativa de mostrar os segredos por detrás daquele heróico desempenho. Não podemos crucificar os jornais, do mesmo modo que as escolas querem atrair novos clientes com seu ótimo resultado, eles também competem no seu mercado de notícias e precisam vender jornais. E não se engane, funciona. Novos alunos são sim atraídos para as primeiras 10 colocadas e vem com seu jornal na mão. Quando se esta escolhendo uma escola entre muitas que lhe parecem parecidas uma notícia como essa pode ser o fator determinante.
Mas para o que serve o ENEM mesmo?
Retirei um trecho do site do INEP

“Objetivos do ENEM
O principal objetivo do Enem é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Desde a sua concepção, porém, o Exame foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior. “
Link do site do INEP

O objetivo é avaliar o desempenho de cada aluno nas suas competências e habilidades. A escola é avaliada indiretamente nesse processo e quando se fala em média, esse número fica ainda menos representativo. Apenas com um número igual de participantes por escola essa média serviria como base de comparação. Escolas com mais alunos participando terão suas médias mais distantes das notas individuais do que escolas com menos alunos. Escolas que preparam cada aluno para fazer a prova treinando-o com exercícios específicos talvez estejam mascarando o resultado. E há aquelas escolas que selecionam os melhores alunos para conseguir melhor pontuação, tirando a oportunidade de alguns alunos fazerem a prova e usufruírem dos benefícios decorrentes da mesma, essas estão a kilometros do objetivo.
Então o ENEM não é parâmetro para escolher a escola do meu filho? Acho que sim, mas com um olhar um pouco mais crítico.

- Esse ano a maior média no estado de São Paulo foi 76,02.
- Acima de 70 teremos 32 escolas
-Acima de 65 232 escolas
-Acima de 60 nem contei mas são muitas escolas
fonte "O estado de São Paulo"

Com uma nota acima de 65 a escola já pode ser digna do seu filho. Mesmo isso significando uma colocação maior que 200. O importante é a média ser boa, pois a colocação vai variar todo o ano pelo gigantesco número de escolas bem preparadas que existem em São Paulo. Some isso com as particularidades que cada escola oferece e escolha a que atender melhor sua necessidade.
O Enem é uma avaliação e não uma competição do contrário teremos que mudar a sigla para TNEM - Torneio Nacional do Ensino Médio. Façam suas apostas.
Eduardo de Magalhães Nobilioni

Nenhum comentário: